Como saber se o seu caso é enquadrado em uma indicação de tratamento de canal dentário? Bem, é importante ter em mente que todo tipo de sintoma deve ser avaliado por um profissional, por isso, sempre converse com o seu dentista. Caso sinta dores, inchaços ou até mesmo incômodo, informe o profissional e faça uma avaliação.
O que você precisa saber é que, entre os sintomas e situações mais comuns que indicam a necessidade de tratamento de canal dentário, podemos destacar: dores, inchaços, trauma, fraturas e danos estruturais no dente. Entenda melhor a seguir!
A dor de dente pode ser indicativo de inúmeros problemas. No caso do canal dentário, a dor acontece porque, provavelmente, o paciente está com uma cárie profunda e que já atingiu a polpa. Isso causa desconforto extremo, associado a uma dor constante e latejante.
Outro sintoma comum é a sensibilidade na ingestão de comidas quentes ou geladas, dores no maxilar, ouvido e cabeça.
O inchaço é um sintoma que indica claramente um risco de danos mais graves e a necessidade de realização de um tratamento de canal. O inchaço ao redor do dente ocorre em razão da existência de uma infecção e ele pode afetar não só o dente, mas também a pálpebra.
Em casos mais sérios o paciente pode ter bolsas de pus e abscessos, e isso é sinal de infecção. E, quando não tratada, ela pode representar danos mais graves à saúde.
Eventuais traumas na boca podem causar o escurecimento do dente, afetando seu aspecto natural. Isso ocorre porque acidentes ou quedas graves com trauma na região que causam a ruptura nervosa da polpa levam à necrose. Nesse tipo de situação, é indicado realizar tratamento de canal dentário.
O mesmo acontece no caso de uma fratura no dente que deixa o nervo exposto a infecções. Se o dentista diagnostica um quadro de exposição e risco, pode indicar a realização de tratamento de canal.
Esse é um problema comum em que o paciente pode nem sentir dor, o que torna o diagnóstico mais difícil. Quando a estrutura do dente está debilitada e não há sintoma, o problema só é identificado após a realização de uma radiografia.
Aqui, é importante destacar a relevância de realizar consultas frequentes com o seu dentista. Em geral, é nessas visitas que o profissional consegue identificar a saúde da sua boca e os eventuais exames preventivos que precisam ser feitos.
A melhor forma de evitar danos mais graves é a promoção da sua saúde bucal. Você pode realizar um acompanhamento periódico, que pode ser feito de seis em seis meses ou conforme indicação do seu dentista.
Dra. Sônia Campos